Finados

À espera da visita do Dia de Finados

Na semana do feriado nacional, presença das famílias nos cemitérios da cidade já é maior; locais terão horários diferenciados

Paulo Rossi -

Atualizada às 11h16min

A época é de lembrar daqueles que não estão mais entre nós. E a tradição de preparar os cemitérios para a data mantém-se. Com o feriado de Finados se aproximando, a movimentação aumenta, para levar flores, pintar e reformar túmulos ou apenas visitar os entes que já se foram.

Em Pelotas, o local mais movimentado é o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, no Fragata. Ele é o maior da cidade: possui cerca de 20 mil jazigos segundo a administradora Tânia Munari. De acordo com ela, a movimentação já é alta e tende a crescer nesta quarta-feira (1º) e principalmente na quinta, quando mais de cinco mil pessoas devem passar pelo local. Os números devem ser mais expressivos do que no ano passado, quando cerca de quatro mil pessoas estiveram no cemitério, já que se trata de um feriado estendido. A previsão de tempo bom, com o tradicional “vento de finados” aparecendo sem tanta força, também deve contribuir.

O cemitério funcionará das 7h às 19h e terá missas celebradas em homenagem aos que partiram. Além disso, a administração diz que os portões laterais também serão abertos, para facilitar o fluxo de pessoas. Todos os funcionários deverão trabalhar, para auxiliar também nas referências aos visitantes. Uma empresa de segurança e a Brigada Militar estarão presentes.

Funcionário do cemitério há 25 anos, Carlos Silva diz que o local mais visitado no dia 2 segue sendo o túmulo da cigana Terena Carraro. Desde a década de 1970 as pessoas o enfeitam, para pedir e agradecer por graças alcançadas. No entanto, nos últimos anos Carlos sentiu uma redução no fluxo de pessoas. “Diminuiu muito. No feriado ainda é grande, mas, no geral, vem menos gente”, garante.

Morador da zona rural de Pelotas, Flávio Milach aproveitou o dia ensolarado de terça-feira para visitar e prestar homenagens aos familiares e fazer a manutenção dos túmulos. Ele costuma ir ao cemitério em datas que marcam a memória, como Dia dos Pais, das Mães e aniversários.

No Cemitério São Lucas, nas Três Vendas, a expectativa é de maior fluxo nas visitações, e por isso o horário desta quarta e de quinta será ampliado, das 7h às 19h. Duas missas serão realizadas na capela, às 10h e às 15h.

Memorial também espera grande fluxo
Com funcionamento durante o dia todo, os portões do cemitério localizado no Capão do Leão ficam aberto das 7h às 19h, com possibilidade de flexibilização, dependendo das condições climáticas. Fundado em 2004, o memorial já possui mais de mil jazigos ocupados. O diferencial, segundo o administrador Roberto Sena de Souza, é que a manutenção dos túmulos é feita pelo próprio cemitério. Mesmo assim, o fluxo de visitantes já aumentou e a expectativa é de que amanhã seja ainda maior. Uma missa está agendada para as 18h.

Confira as missas e os horários

Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula
9h
- Padre Flávio de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Luz

10h30min - Padre Wilson Fernandes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

16h - Padre Ivo Kuhn, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

17h30min - Frei Gabriel Cavali, da Paróquia São José

Cemitério São Lucas
10h e 15h -
 Padres não foram divulgados.

Memorial Pelotas Cemitério Parque
18h
- Padre Elpídio Pelegeiro, da Comunidade de Santa Tecla, no Capão do Leão

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cinco dos oito mortos em NY eram do grupo de dez ex-alunos de uma escola de Rosário, na Argentina Anterior

Cinco dos oito mortos em NY eram do grupo de dez ex-alunos de uma escola de Rosário, na Argentina

Câmara aprova medida provisória que reformula o Fies Próximo

Câmara aprova medida provisória que reformula o Fies

Deixe seu comentário